Onde vou investir em 2019

woman using space gray iphone x
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

No final de janeiro e fevereiro vou fazer dois aportes importantes e por isso parei para pensar no que vou investir. Quando o aporte é pequeno (< 5% do meu patrimônio), coloco em alguma variante do melhor investimento do mundo e nem penso muito nisso, mas quando o valor faz diferença vale parar e pensar um pouco. Uma vez que compro algo anoto numa planilha e esqueço; não fico aumentando, diminuindo, zerando, etc, então para investir uso sempre uma frase do Warren Buffet:

“Seja ganancioso quando os outros estão com medo e tenha medo quando os outros estão gananciosos”

Essa frase é um dos pilares do investimento contrário, uma estratégia que funciona muito bem para quem investe em horizontes longos como eu.

Bem, onde as pessoas estão gananciosas agora?

-Ibovespa (máxima histórica)

-Juros Brasil (mínima histórica)

Há uma grande empolgação no Brasil por causa da possibilidade de reformas importantes como a previdência e a tributária, que mudariam variáveis importantes do país, como o tamanho dos juros. Os preços atuais já refletem uma boa chance dessas reformas acontecerem, mas se elas saírem de fato posso dar um palpite de que o Ibov ainda vai para 110 mil pontos e os juros longos da NTNB Principal 45 caem mais 1% para perto de 3,8% que foi o mínimo que a NTNB Principal 35 teve, isso daria um retorno de mais uns 20% na bolsa e uns 26% no principal da NTNB PCP45 (duration de 26 anos * 1% de queda). Dai você diz, “Muquirana, ainda tem bastante pra ganhar ai!” Isso me lembra outra frase do Buffett:

“Só compre ativos que você esteja perfeitamente feliz em carregar se os mercados ficassem fechados por 10 anos”

Você se sente confortável investindo em Brasil nas máximas históricas no início de um novo governo pelos próximos 10 anos? Pessoalmente eu não me sinto, por isso prefiro não comprar. No caso das reformas não serem aprovadas pelo Congresso ou saírem em formas brandas ou caso o Paulo Guedes seja demitido eu ficaria com muita cara de trouxa.

Desde que comprei NTNB Principal 35 em 2013 a 4% e vi o dinheiro evaporar por anos jurei que nunca mais ia comprar o que todos achavam bom e estava na moda e investiria apenas baseada nessas duas frases simples. Eu não costumo investir no Ibovespa, fico mais no Tesouro Direto, e desde então nunca mais comprei NTNB com taxas abaixo de 6%. Com um retorno de 6% + IPCA estou confortável em carregar o título mesmo se o site do Tesouro Direto ficar fechado por 10 anos. Se não tem nenhuma disponível paciência, vou ficar na Tesouro Selic, CDB, S&P ou qualquer outra coisa esperando a hora certa. Vou mudar esses parâmetros para baixo o dia que o Brasil deixar de ser um país gastão, sem poupança e cheio de jabuticabas que fazem nossos juros serem tão altos, mas acho que isso ainda tá longe. Como a Elsa mostrou no gráfico 1 desse post, as taxas flutuam muito ao longo do tempo. Investir em um preço bom requer paciência mas alguma hora dá.

Ah! Para quem nao sabe o México fez reformas super agressivas no governo anterior do Peña Nieto, virou o queridinho do mundo, a bolsa de lá voou e agora elegeu um populista que quer desfazer tudo o que o governo anterior fez. Mercados emergentes são mercados emergentes…

Bem, se não vou aplicar na bolsa ou nos juros o que sobra?

Acho que vai ter oportunidade de comprar dólar e mandar o dinheiro para o exterior. Além do otimismo com Brasil ter ajudado o dólar a ter voltado de 4,10 para 3,70, o Banco Central americano disse que talvez não suba tanto os juros. Isso deve ajudar o câmbio a se segurar em níveis baixos nesse início de ano pois juros mais baixos nao atraem tanto dinheiro para os EUA.

Sim, eu sei que está dureza também investir no S&P depois dos últimos meses, e a perspectiva para a economia americana é de desaceleração, mas nos momentos de pânico é que surgem mais oportunidades. A minha idéia é ir comprando aos poucos nos sustos sem pressa e deixar um pouco do dinheiro aplicado em juros lá fora, mesmo que seja entre 2.5% e 3% que é o juro americano atual.

Não estou tão otimista com a economia mundial para falar a verdade. Os EUA estão desacelerando, a China está sofrendo com a guerra comercial e a Europa também por tabela. Os Bancos Centrais dos países desenvolvidos estão vendo suas economias desacelerando sem eles nem terem conseguido tirar os estímulos que deram depois da crise de 2008. Uma vez me apresentaram um gestor americano que é uma referência para investimento macro. Comprei o livro dele e li várias das suas cartas para investidores. A última delas foi uma das responsáveis por eu ficar mais cautelosa com os preços de compra. O fato do mundo lá fora estar meio estranho também me deixa cautelosa com a euforia com o Brasil. O país aguenta se descolar do que está acontecendo no resto do mundo por quanto tempo?

Bem, sinto decepcionar quem queria a dica da ação do momento. Se te consola, a Fidelity, que é algo como a XP americana fez um estudo sobre as contas que tiveram os melhores retornos entre seus clientes. O resultado é que os clientes que tinham morrido, e portanto nao encostaram nos investimentos, foram os que tiveram os maiores retornos! Pense com carinho antes de investir, use as duas frases do Buffett acima e vá fazer outra coisa da vida!!

P.S. ATENÇÃO, GOSTARIA DE RESSALTAR QUE O TEXTO ACIMA NAO TEM A INTENÇÃO DE DAR RECOMENDAÇÃO DE NENHUM INVESTIMENTO E TRATA DE DECISÕES PESSOAIS. 

P.S. Muquirana, e os imóveis? Por que nao quis comprar mais com esses aportes? Bem, essa vou deixar pra responder nos comentários! 🙂

 

13 comentários em “Onde vou investir em 2019

  1. Vc está inspirado(a) este ano hein SS. Só posts de primeira e parece que está lendo minha mente. Todo este auê com a bovespa não me convence. Sempre sigo estas frases do Buffett.
    Estou com vc, meu investimento em 2019 e 2020 vai ser comprar ITOT (S&P) quando houver pânico como fiz em dezembro.
    Estamos juntos. Abcs

    Curtir

    1. Oi Gari! 2020 está com uma cara bem sombria mesmo, espero q seja uma desaceleração suave.
      Eu não compro reits por causa do imposto sobre os dividendos de 30%. Os fiis eu gosto! Já tive na época q comprava as coisas de oba oba mas agora não tenho pq não tive tempo de parar pra estudar direito, ler o balanço, etc. inclusive isso está na minha To Do List pro meu 1o ano FIRE, estudar Fiis no detalhe! Essa rendinha de aluguel eh muito boa ne? Ainda mais sem imposto que nem os fii!!

      Curtir

  2. Sempre aprendo com vc Muquirana!
    E concordo super com o seu raciocínio. Comprar NTN-B agora, não parece uma boa… mesma coisa pro Ibov.
    Fugir do oba oba e comprar os patinhos feios da vez é uma tarefa que requer coragem. Mas prefiro ser humilde e seguir os conselhos de quem admiro. Tb aproveitei esse momento ruim e acrescentei um pouco de S&P na minha carteira. Morrendo de medo, hahaha, mas confiando que tá com desconto e vai dar uma alegria no longo prazo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Concordo ABM! Fiz isso em 2018, comprei e reformei, mas como falamos tá dolorido de alugar e tocar rsrs. Ao contrário dos ativos financeiros os imóveis ainda estão “baratos” e podem se valorizar mais quando o crédito aumentar. Acho um bom passo q vc fez. Focar em aumentar a liquidez tb eh importante. Às vezes os imóveis tomam mt nosso caixa então esse ano Vms focar em ativos líquidos. Bom ano pra vc! Abs

      Curtir

Deixe um comentário